Notícias

26/09/2017
"Setembro Amarelo é tema da Tibuna Livre"

 
"Setembro Amarelo" é tema da tribuna livre
Ednei Rosa/Secom-CMC
 
A Dra. Maria Fernanda – diretora da Associação  dos  Psiquiatras de Mato Grosso, veio à Câmara de Vereadores de Cuiabá, a convite do vereador Dilemário Alencar – PROS, para falar sobre a campanha “Setembro Amarelo”
É uma campanha de conscientização que quer alertar a população, do nosso país, sobre o grande número de suicídios que vem ocorrendo.
 
Falar é a melhor solução! Mas como buscar ajuda se a pessoa que tenta o suicídio nem sabe, que o ela passa naquele momento é mais comum do que é falado, do que divulgado.
 
São vários os motivos que levam uma pessoa a tentar o suicídio: falta de estima, depressão, desmotivação, falta de apoio, etc.
 
É um erro muito grande achar que a pessoa que tenta contra a sua própria vida não tem o que fazer. “Vai carpir um quintal, vai lavar um tanque de roupa”, coisas como essas são comuns de se ouvir sobre esse ato.
 
O serviço de Saúde Mental é deficitário no Brasil e vai de mal a pior em Cuiabá e as pessoas que tentam o suicídio, sofrem de algum transtorno mental. É preciso ser tratada, cuidada, ouvida, amparada, por colegas, família, amigos, professores e profissionais.
 
“Setembro Amarelo”, é o alerta que as pessoas, que sofrem desse mal, está trazendo, procurando ajudar e diminuir esses casos que afetam muitas pessoas.
 
Marcia Vianna
Secretaria de Comunicação
 
Fonte:http://www.camaracuiaba.mt.gov.br
 
VOLTAR
 
 
E-mail: psiquiatriamt@yahoo.com.br
CNPJ - 13.690.107/0001-50
 
Fone: (65) 3621-6110