Notícias

11/09/2020
TCE MTNo mês de prevenção ao suicídio, TCE-MT realiza campanha de conscientização com distribuição de laços e realização de live

 

No mês de prevenção ao suicídio, TCE-MT realiza campanha de conscientização com distribuição de laços e realização de live

 

 

 

 

 

Conhecido como Setembro Amarelo, o mês é marcado no Brasil pela campanha de conscientização sobre a prevenção ao suicídio. Criada pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina e Associação Brasileira de Psiquiatria, a campanha é realizada em comemoração ao Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, celebrado em 10 de setembro. 

O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), por meio do Núcleo de Qualidade de Vida do Trabalho, promove uma campanha interna sobre o tema com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre os crescentes problemas relacionados ao suicídio, além de colaborar para a redução dos altos índices de suicídio no Estado.

Serão entregues laços amarelos nos setores do TCE-MT e além disso, no dia 28 de setembro, será promovida uma live com os temas “Consumo de alcool e outras drogas durante a pandemia e suas consequências” e “Como prevenir o suicídio”. 

A live será realizada das 9h às 10h30 no canal do TCE-MT no Youtube e contará com a participação da Secretaria Adjunta de Justiça do Governo do Estado e da psicólogoa Aline Emanuele. 

“Vamos divulgar o trabalho do CVV grupo de voluntários que oferecem apoio emocional gratuito, orientar os servidores sobre os principais sinais ou avisos de alerta para um risco real de suícidio, além de conhecer os possíveis fatores que vulnerabilizam a pessoa. O TCE-MT vai utilizar os canais de comunicação para orientar os servidores sobre o tema, alertar pais e familiares sobre o aumento do índice de suicídio na adolescência”, comentou a coordenadora do Núcleo de Qualidade de Vida no Trabalho, Estela Rosa Riancardi.

Com a campanha do Setembro Amarelo, o Núcleo de Qualidade de Vida no Trabalho tem como objetivo também, incentivar o máximo possível os servidores a procurarem ajuda de profissionais de serviços de saúde mental, quando necessário, além de orientar e encaminhar os servidores em potencial para o atendimento psicológico, estimular a participação em “redes de apoio” entre os familiares e amigos mais próximos e desmistificar algumas “normas sociais” sobre o machismo e auto suficiência. 

Considerando o Objetivo Estratégico 10 de promover a valorização e o reconhecimento dos servidores, apresentado no Plano Estratégico do TCE/MT – 2016-2021, e que segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil é o país mais ansioso do mundo e que 90% dos casos de suicídios podem ser prevenidos, e ainda a cada três segundos alguém atenta contra a própria vida. A campanha está sendo realizada internamente na Corte de Contas.

 

 

 
VOLTAR
 
 
E-mail: amtpsiquiatria@gmail.com
CNPJ - 13.690.107/0001-50