Notícias

08/08/2016
Simpósio em Rondonópolis vai debater a problemática das drogas na região

Suellen Naime Fabris, gerente do Programa de Saúde Mental do Município, será uma das palestrantes do seminário

Suellen Naime Fabris, gerente do Programa de Saúde Mental do Município, será uma das palestrantes do seminário

A Comunidade Terapêutica Casa Esperança realiza nos dias 18 e 19 de agosto, no anfiteatro do Centro Integrado de Ensino – CIE, na região da Vila Aurora, o 1º Simpósio Sobre Drogas da Região Sudeste de Mato Grosso. A programação que começa às 13 horas da quinta-feira (18) e se estende até às 18 horas da sexta (19) reúne palestras de representantes das diversas entidades que atuam na recuperação de pessoas dependentes.
Conforme divulgado pela assessoria do Paço, os investimentos feitos em Rondonópolis para garantir tratamento a adultos e crianças vítimas da dependência com álcool e outras drogas serão tema da palestra que vai ser proferida pela gerente do Programa de Saúde Mental do Município, Suellen Naime Fabris, durante o o simpósio
Suellen Fabris vai destacar os avanços da cidade polo da região Sudeste que conta com o Centro de Apoio Psicossocial de Álcool e Drogas e o Infanto-Juvenil – Caps-AD e Caps-IJ. O Caps-AD atende a média de 90 pacientes acima de 18 anos por mês. O infanto-juvenil está com a demanda de 144 pacientes de 4 anos a 17 anos e 11 meses por semana. As duas unidades oferecem tratamento aberto para pessoas com transtorno metal e dependência em substâncias psicoativas.
Os Caps na cidade contam com equipes completas de profissionais responsáveis pelo tratamento da saúde física, psíquica e emocional dos pacientes. Cada equipe é composta por médico psiquiatra, psicólogo, enfermeiro, técnico de enfermagem, terapeuta ocupacional, pedagogo, educador físico e artesão. A assistência oferecida aos pacientes é extensiva às famílias que sofrem com o drama da dependência química.
Suellen Fabris anuncia que a unidade de Caps-AD 3 [que encontra-se com as obras paralisadas] vai funcionar 24 horas por dia para fazer o acolhimento de adultos. A população vai contar também com dois leitos da saúde mental para internação no prazo de até sete dias, no hospital municipal. Ela explica que tanto os avanços já conquistados quanto as inovações anunciadas fazem parte da Rede de Atenção Psicossocial – Raps organizada para atender pacientes e familiares em busca de ajuda.
SIMPÓSIO
A programação do 1º Simpósio sobre Drogas começa com a apresentação dos programas de prevenção e atenção à família. Voluntárias do Grupo Serenidade vão falar sobre as ações da entidade Amor Exigente em Rondonópolis. Representantes da Pastoral da Sobriedade, Narcóticos Anônimos e Alcoólicos Anônimos também participam do evento.
Em seguida, acontece a palestra da articuladora Rhafaela Salgado sobre as perspectivas de políticas de drogas no Brasil. O presidente da Associação Mato-grossense de Psiquiatria, André Dualib, vai falar sobre a política da saúde mental na atual conjuntura. O enfermeiro Jocimar de Souza Pires conta a história da Casa Esperança, criada há 17 anos por Abadia Rosa Miranda.
No segundo dia acontece a palestra sobre espiritualidade e saúde mental do psiquiatra Cesar Balduino Neto. O médico Diego de Souza Vacari vai falar sobre mitos e verdades da maconha. O representante do Conselho Antidroga de Rondonópolis, vai esclarecer qual é o papel da entidade.
O desembargador Marcos Henrique Machado participa do Simpósio para falar sobre as políticas sobre drogas e o sistema de justiça. Está em pauta também a reforma psiquiátrica e política de saúde mental. A palestra de Suellen Fabris sobre os avanços e as perspectivas no campo de dependência e saúde mental começa às 14h40.
Em seguida acontece a mesa redonda para debater a reforma psiquiátrica e comunidades terapêuticas. O psiquiatra Diego Vacari é o mediador da discussão sobre o tema. Abadia Rosa Miranda faz a entrega de certificados aos participantes no encerramento do simpósio.

FONTE: http://www.atribunamt.com.br/

 

 
VOLTAR
 
 
E-mail: amtpsiquiatria@gmail.com
CNPJ - 13.690.107/0001-50